sábado, outubro 08, 2011

Especies Cinegeticas - CODORNIZ

Codorniz

    • codorniz.pngNome vulgar: Codorniz
    • Nome cientifico: Coturnix coturnix
CARACTERES IDENTIFICATIVOS
casal-codorniz.png

É o mais pequeno galináceo europeu, o único com hábitos migratórios e pode ser brevemente descrito como «um perdigoto de algumas semanas».A cor geral de ambos os sexos é a parda, com o dorso e flancoslistados. O macho apresenta a garganta com riscas negras, enquanto que a fêmea a tem amarelada, sem riscas e apresenta o peito muito manchado.É uma ave de observação difícil, levanta com bastante dificuldade, num voo curto e baixo. O contacto auditivo é o mais vulgar, sendo o seu canto bastante característico e invulgarmente forte.

DISTRIBUIÇÃO
mapa-codorniz.png

A codrniz é uma migradora parcial. O seu ciclo migratório é bastante complexo. Além de longos, médios e curtos migradores, há também indivíduos sub-sedentários.Em Portugal, a chegada das primeiras vagas migratórias ocorre a partir de Março com um máximo em Abril/Maio, sendo que as vagas migratórias de Outono se iniciam em Agosto, sucedendo-se até Dezembro, com uma quebra em Novembro [1]

HABITAT E ALIMENTAÇÃO
bando-codorniz.png

Paisagens abertas, planas ou ligeiramente onduladas, dando preferência a espaços com coberto vegetal complexo, geralmente inferior a 1 m de altura. O habitat original seria do tipo estepário, mas adaptou-se bem aos grandes espaços agrícolas e suas culturas [1].

A codorniz alimenta-se de sementes, invertebrados e plantas verdes. A sua proporção no regime alimentar varia com o estado de desenvolvimento e ciclo anual desta espécie. Os jovens recém-nascidos são predominantemente insectívoros. Depois de quatro semanas de vida, a dieta é idêntica à dos adultos e fundamentalmente granívora. Durante a fase de reprodução, o consumo de invertebrados, em especial por parte das fêmeas, aumenta consideravelmente [1].

COMPORTAMENTO E REPRODUÇÃO

A codorniz nidifica em áreas tradicionais de reprodução (2 a 10 ha). O ninho é construído com vegetação adventícia, geralmente na margem ou próximo de parcelas agrícolas.

Em média, são postos 10 ovos, com uma taxa de eclosão de cerca de 97%, sendo a taxa de sobrevivência aos 2 meses de 40%. É de esperar duas posturas por ano. Em Portugal, o período reprodutivo é longo, sucedendo o pico de reprodução entre Junho e Agosto [1].

ORDENAMENTO DA ESPÉCIE

A codorniz é uma espécie cinegética muito apreciada, existindo caçadores verdadeiramente especializados na sua caça. Algumas práticas agrícolas, pastorícia, tratamentos fito-sanitários e técnicas de cultivo condicionam a utilização do habitat e influenciam negativamente a distribuição das populações. Para minimizar estes impactos:

  • Favoreça a diversidade do habitat tipo, implantando pequenas parcelas com culturas forrageiras destinadas à fauna ou pequenas áreas sem mecanização agrícola.
  • Use de cuidados especiais nas ceifas das colheitas, sendo preferível ceifar de dentro para fora ou realizá-la por faixas. É aconselhável a colocação de dispositivos na frente de tractores ou de ceifeiras mecânicas que afugentem os animais escondidos nas searas; se possível realize os cortes a mais de 30 cm de altura.
  • Não abuse dos pesticidas e herbicidas, sendo aconselhável a utilização de produtos com baixa toxicidade para a fauna selvagem e deixe uma faixa exterior sem tratamento.
  • O tratamento dos terrenos marginais deve ser evitado.
  • Utilize menores densidades de sementes nas margens das parcelas a cultivar.
  • É desaconselhável realizar a queima dos restolhos. Caso o faço é preferível realizá-la por faixas e não em círculos a fim de possibilitar a fuga de animais.
  • Evite que os cães e os gatos vagueiem pelos campos.

Lembre-se que não pode utilizar para fins cinegéticos ou de repovoamento exemplares da codorniz japonesa ou híbridos desta. O efeito negativo destes sobre as populações autóctones é amplamente reconhecido [1].

Etiquetas: