sexta-feira, novembro 04, 2011

LAVEGADAS vai desaparecer do MAPA:

A nossa freguesia vai desaparecer do mapa.
Veja neste mapa quais os distritos que perdem mais freguesias e quantas freguesias é que cada concelho perde. Fique também a saber se a sua freguesia é uma das 2.346 que não cumpre os critérios do Governo e, por isso, vai deixar de existir nos moldes actuais.

Vila Nova De Gaia Seixezelo 1.708
Vila Nova De Gaia Sermonde 1.361
Vila Nova De Paiva Fráguas 217
Vila Nova De Poiares Lavegadas 204
Vila Pouca De Aguiar Afonsim 183
Vila Pouca De Aguiar Gouvães Da Serra 133

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=517189&pn=1

O Governo quer reformar o poder local em quatro eixos prioritários. Um deles é a organização do território, e a intenção é mudar completamente o quadro que existe actualmente, de 4.260 freguesias. O Governo não se compromete com uma meta, mas o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, afirmou recentemente que o resultado final não deve ser inferior a uma redução de mil freguesias.

O Negócios analisou os dados da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) e compilou-os, para concluir que Braga é o distrito em que vai haver uma maior redução de freguesias (83,9%, ou menos 432 que as actuais). Barcelos, por exemplo, que é o concelho com mais freguesias em todo o País – tem 89 – não vai poder manter nenhuma nos actuais moldes. As freguesias que não cumprem os critérios do Governo terão de se fundir.

Das 2.346 freguesias que não cumprem os critérios poderão “sobrar” mil, ou menos, conforme a fusão que aconteça: por exemplo, agregam-se duas a duas ou três a três. O resultado final é, ainda, desconhecido, porque o Governo vai estudar a realidade de cada um dos 308 municípios.

Na tabela , pode tentar perceber se a sua freguesia está entre as que terão de se fundir, por não cumprir os critérios do Governo. Use o mecanismo de pesquisa. Se não a encontrar, é porque ela se vai manter nos moldes actuais. Se ela estiver presente, deixará de existir tal como agora e terá de se fundir com alguma das freguesias limítrofes.

Da leitura do mapa conclui-se que o esforço de redução será concentrado na região Norte do país, que vai garantir 56,6% da redução exigida ao País. No Sul é onde se registam as reduções proporcionalmente mais reduzidas.

Etiquetas: ,