segunda-feira, janeiro 02, 2012

Festa do Santíssimo - Paróquia de Lavegadas

No primeiro dia do Ano festeja-se na Igreja Nova a Festa do Santíssimo, uma festa que é apenas religiosa com a Missa, Procissão e leilão.
Tudo começa com o peditório aldeia a aldeia para o Santíssimo, realizado pelos elementos da Comissão fabriqueira da Igreja de Lavegadas, antigamente as pessoas ofereciam muitos dos produtos que produziam/cultivavam (batatas, milho, feijão, azeite), hoje isto verifica-se menos.
A tradicional missa do primeiro dia do ano é realizada às 15:00 horas e seguida da procissão que percorre a pequena aldeia da Igreja Nova. Com a presença de bastantes pessoas à porta da Igreja foi dado inicio ao Leilão de milho, várias garrafas de azeite, vinho, licores.

Para que serve este dinheiro que é obtido no peditório e no Leilão?
As receitas da Paróquia das Lavegadas provém dos peditórios dominicais, do Peditório para o Santíssimo, da Congroa e da Visita Pascal, esse dinheiro não é para o Padre, o dinheiro é para a Igreja e é gerido pela Comissão Fabriqueira.
  • Serve para pagar o Ordenado ao Padre (A paróquia de Lavegadas paga um ordenado 90,00€ por mês ao Padre).
  • Serve para pagar o Seguro da Igreja (Mais de 600€/ano)
  • Serve para Pagar a água (da Igreja Nova e da Capela de São Pedro Dias)
  • Serve para pagar a Luz (da Igreja Nova e da Capela de São Pedro Dias)
  • Serve para pagar a manutenção da Igreja e os respectivos embelezamentos que permitam ter um local de culto digno
  • Serve para comprar Flores, Velas e os produtos de limpeza.
Felizmente que não necessitamos de pagar a limpeza da Igreja porque existem grupos de pessoas que o fazem de forma voluntária.