sábado, junho 30, 2012

Maria Rodilha

"Maria Rodilha" nasceu no Verão de 2009, numa visita à feira de artesanato da bela vila de Vila Nova de Poiares.
Foi aí numa simples feira de artesanato que descobri uns objectos lindissimos chamados rodilhas e que aos meus olhos pareceram logo belissimas pulseiras, mas que na verdade era um acessório que servia para as mulheres usarem na cabeça para melhor conseguirem apoiar e suportar as cargas que transportavam, qualquer que fosse o seu negocio.
Foi aí mesmo que junto dos artesãos locais e na tasquinha da Moura Morta que estive a aprender como se faziam. Chegada ao Porto iniciei uma pesquisa sobre o objecto e para meu espanto pouco encontrei, entao pus mãos à obra e comecei a praticar a execução dessas mesmas rodilhas e daí a transforma-las em acessorios de moda foi um pequeno passo.
Fui ao baú dos tecidos e comecei a criar...espero que gostem dos resultados!!!
Vale a pena visitar o Blogue da Maria Rodilha um blogue da Luisa Pedroso...

http://mariarodilha.blogspot.com/

As rodilhas

As "Rodilhas" ou "Sogras" são pequenas "almofadas" de forma circular, abertas no centro. Eram utilizadas pelas mulheres, sobre as quais transportavam à cabeça, os cântaros de água ou cestas. Os materiais utilizados na sua confecção, são tiras de trapos, lãs e linhas de bordar, entrançadas e bordadas. Hoje em dia, este tipo de peças é também usado para decoração.

Etiquetas: ,