sábado, julho 19, 2014

Notícia triste - Faleceu ABEL LOPES

Faleceu ontem o Mouramortino Abel Lopes, sócio Fundador do Centro de Convivio da Moura Morta.
O corpo encontra-se na capela da Moura Morta, sendo o seu funeral no sábado dia 19 às 18:00 para o cemitério da Igreja Nova!

Em homenagem a um dos seus sócios fundadores a bandeira do Centro de Convivio encontra-se à meia-haste!

Abel Lopes -Nascido a 24 de Dezembro de 1925 iria fazer o seu  89º Aniversário
Um dos poucos capaz de tudo fazer com madeira com ferro ou que o que for preciso ser trabalhado afim de sair daí algo que funcione, alguns do que o conhecem falam dele com muita consideração, pois era,  dos poucos se não o único capaz de por a funcionar moinhos de vento, reparar os lagares de azeite, capaz de construir rodas, barcos, noras com sistemas mecânicos (com o acoplamento de caixas de velocidades e veios), mas isso não quer dizer que não seria capaz de construir as noras em madeira (tradicionais), ou os barcos de madeira para atravessar o rio. Poderiamos estar para aqui a escrever mais, muito mais, mas não poderiamos deixar de referir o seu sentido de humor e a sua perspicácia .
Merece assim a nossa homenagem. Espera-se que os familiares elaborem um Curriculum com seus feitos e as suas artes. O Ti Abel merece-o, até pela admiração que os conterrâneos e amigos tinham por ele.. Não pode ser esquecido, apesar da foto merecida que se encontra no Centro de Convívio o homenagear na presença as pessoas que colaboraram em trabalho com o inicio do Centro.
Conhecido como o Abel Ideias, o verdadeiro artesão.

Sócio n.º 9 do Centro de Convívio da Moura Morta - Sócio Fundador - Sócio desde 01 de Abril de 1977
Foi distinguido com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

paz á sua alma

02:44:00  
Anonymous Anónimo said...

Faleceu um homem que foi um verdadeiro auto didacta e inventor nato. As suas ideias sobre o funcionamento das coisas permitiu-lhe inventar soluções que ainda hoje são actuais. Alguns desses conhecimentos foram transmitidos aos filhos e familiares.

14:38:00  

Enviar um comentário

<< Home