sábado, dezembro 20, 2014

Porque é que quase todos escrevem com a mão direita?


Porque será que a maioria das pessoas escreve com a mão direita? De acordo com o Diário de Notícias, trata-se de uma esocolha que se situa entre a genética e a neurobiologia.
Já havíamos informado que a mão com que escreve pode dizer mais sobre si do que aquilo que pensa. Agora, tentamos perceber porque é que a grande maioria das pessoas – mais precisamente 85% - opta por escrever com a mão direita.

É certo que não se trata de uma questão de escolha pessoal, mas sim inata. E embora não exista uma resposta consensual entre os neurocientistas, é certo que o “predomínio do uso da mão direita se deve à arquitetura e estrutura do cérebro, pelo que a “resposta encontrar-se-á algures entre a genética e a neurobiologia”, refere o neuropsicólogo Nélson S. Lima.
Vários cientistas defendem que o facto de haver mais destros tem a ver com o predomínio do hemisfério esquerdo do cérebro na maioria das pessoas, sabendo-se que este lado do cérebro é aquele que controla o lado direito do corpo.
O Diário de Notícias conta, também, que a apetência para escrever com a mão direita vem dos nossos antepassados, do tempo dos Homo habilis e Homo erectus, que nas ferramentas que produziam, há dois milhões de anos, notavam que preferiam a mão direita pela forma como as produziam. Já análises aos dentes do Homo heidelbergensisb permitiram ver que estes levavam a comida à boca com a mão direita.
Conclui-se, também, que o desenvolvimento da linguagem, capacidade do hemisfério esquerdo do cérebro, terá contribuído para que a mão direita fosse também a escolhida como efeito colateral.

Etiquetas: