segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Para onde Correm as Aguas da Chuva?

Não há saneamento básico mas as aguas da chuva que começaram a correr em valetas, deviam ser encaminhadas para as linhas de agua existentes. Fizeram-se obras e melhorias na aldeia com aberturas de novas vias pavimentadas e com valetas apropriadas para a recolha e encaminhamento das aguas, mas esqueceram-se ou não tiveram o cuidado de saber para onde as encaminhar.
Uma valeta que agora encaminha aguas vindas da Rua da Capela , do Cimo da Rua e do Estradão do Vale de Cabeiro para o pequeno aqueduto que existia, lançando essas aguas em terrenos particulares. Essas aguas deviam ser encaminhadas para a Barroca.
Hoje em dia as áreas de recolha dessas aguas aumentou significativamente com o alcatroamento das ruas e ninguém decidiu o seu encanamento para a linha de agua que corre desde o Valongo até à Ribeira de Sabouga. Era a Linha de Agua natural existente há séculos.Sem decisão estudada, optou-se pelo mais simples, que foi o descarregar as aguas ao longo da estrada para terrenos particulares prejudicando fortemente a qualidade dos terrenos e dos cultivos. Para isto há solução mas as autarquias, quer a Junta quer a Câmara não estão a assumir as suas responsabilidades pelas suas obras e pelos prejuízos que causam a terceiros.
Quem cedeu gratuitamente os terrenos para o inicio da Estrada Nova e para o Estradão do Vale de Cabeiro acabou assim por ser prejudicado  com estas obras de engenharia hidráulica.
O que será preciso fazer para alterar esta situação?
Tambem as aguas provenientes  da Meda e de parte do ramal juntam-se com as da Estrada Nova e correm para o pequeno aqueduto, lançando essas aguas no mesmo terreno particular.

Etiquetas: ,